A Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição pulsante que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas, educativas e sociais. Além de realizar o evento que movimenta o mundo da arte a cada dois anos, suas atividades se estendem de janeiro a janeiro em um pavilhão emblemático da arquitetura moderna brasileira e em ações dentro e fora do país. Sem vinculações político-partidárias ou religiosas, é uma instituição privada sem fins lucrativos que quer trazer o novo, provocar o debate, educar o olhar com inquietações, propostas e perguntas sempre renovadas.
Acesso
Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.
Acesso
A Bienal Internacional de Curitiba é um evento internacional de arte contemporânea, realizado desde 1993 no Paraná em Curitiba. Considerada o maior evento de arte contemporânea do sul do Brasil, cada edição reúne centenas de artistas em espaços diversificados, que não se restringem a museus, centros culturais e galerias. Nomes icônicos, de grande visibilidade internacional, como Marina Abramovic, Bruce Nauman, Dan Flavin, Louise Bourgeois, Julio Le Parc, Ai Weiwei, Richard Serra, entre outros, já passaram pela mostra, assim como artistas emergentes. Em sua programação constam circuitos paralelos como: Circuito de Museus, Circuito de Galerias, Circuito de Ateliês, Circuito Integrado, Circuito Universitáro (CUBIC), além de eventos como o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba e a Curitiba Literária.
Acesso
Frestas é uma iniciativa do Sesc São Paulo composta por três eixos – programa público, publicações e exposição. É um projeto transdisciplinar realizado na unidade de Sorocaba, que promove uma abordagem descentralizada para formas de reflexão, mediação, produção e fruição a partir da arte contemporânea.