Essa é uma breve seleção de museus nacionais e internacionais que possuem visitas online, com mapeamento 3D, e/ou acesso ao acervo de fotografias das obras e da arquitetura do lugar. 



Museu Nacional do Rio de Janeiro
O Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a mais antiga instituição científica do Brasil que, até setembro de 2018, figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.

Link de acesso: aqui.



Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro e, mais recentemente, a Coleção Roger Wright, recebida em comodato no mês de janeiro de 2015.

Link de acesso: aqui.



Museu Oscar Niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer é um museu de arte que está localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.

Link de acesso: aqui.



MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

Link de acesso: aqui.



Museu Casa de Portinari
Museu Casa de Portinari está localizado na cidade de Brodowski, interior do Estado de São Paulo, na casa em que Candido Portinari morou na infância e juventude, e retornava sempre para passar temporadas com a família e amigos.

Link de acesso: aqui.



Instituto INHOTIM
O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte.

Link de acesso: aqui.



MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maia, como uma organização particular sem fins lucrativos, fruto do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.

Link de acesso: aqui.



MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
O museu foi fundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, dito Ciccillo Matarazzo, em 1948, concomitante ao surgimento do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ambos inspirados pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e frutos do ambiente de grande efervescência cultural e progresso socioeconômico que caracterizou o Brasil na década de 1940.
 Ao longo de sua história, o MAM se notabilizou por sua ativa agenda cultural e por importantes iniciativas voltadas à sedimentação e difusão da arte moderna na sociedade brasileira, nomeadamente a criação da Bienal Internacional de São Paulo. Amealhou também, nos seus primeiros anos, um notável acervo artístico, agregando obras de alguns dos mais relevantes nomes nacionais e internacionais das artes visuais no século XX.

Link de acesso: aqui.



Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.

Link de acesso: aqui.



Museu Nacional de Belas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) é um museu de arte localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Concentra o maior acervo de obras de arte do século XIX, sendo um dos mais importantes museus do gênero no país.

Link de acesso: aqui. 



Museu do Cotidiano
Situado nos arredores do Circuito Liberdade, o espaço reúne os mais diferentes objetos do dia a dia, garimpados pelo Sr. Antônio Carlos Figueiredo. Abarrotado de milhares de itens, esse espaço leva o visitante às mais variadas dimensões da vida urbana. Reúne objetos que testemunham tanto a evolução tecnológica quanto o desenvolvimento sociocultural, como as séries de aparelhos e máquinas curiosos e surpreendentes.

Link de acesso: aqui. 



Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um museu construído no município do Rio de Janeiro, no Brasil. O prédio, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária. Sua construção teve o apoio da Fundação Roberto Marinho e teve o custo total de cerca de 230 milhões de reais.

Link de acesso: aqui. 



Museu Casa da Marquesa
A Casa da Marquesa é o ponto de partida para apresentar a importância da mulher na história brasileira, na moda e na cultura por meio da preservação da memória no período do reinado de Dom Pedro I no Brasil. A casa está instalada no prédio histórico do Palacete do Caminho Novo, a antiga residência da Marquesa de Santos. Por esse motivo, também ficou conhecida como Solar da Marquesa de Santos.

Link de acesso: aqui. 



Museu A Casa 

A CASA museu do objeto brasileiro tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro. Desde 1997 o museu A CASA se dedica a apresentar o Brasil de várias formas, como um local de expressão cultural.

Link de acesso: aqui. 



Museu de Imagens do Inconsciente

O Museu de Imagens do Inconsciente (MII), fundado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira na cidade do Rio de Janeiro, é um centro de estudos e pesquisa na área da saúde mental e está aberto ao público de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h30.

Link de acesso: aqui. 



Museu de Arte de Rua
O Museu de Arte de Rua ocupa a capital paulista por meio de painéis em empenas de prédios e em muros. Em 2019, foram mais de 30 obras de arte urbana em diferentes suportes, como grafite, estêncil, fotografia, sempre em grandes dimensões. Na edição de 2020 do MAR, foram mais de 20 obras.

Link de acesso: aqui. 



Museus internacionais: 



La Casa Azul – Museu Frida Kahlo (México)
O Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul por conta da estrutura de paredes azul-cobalto, é um museu-casa histórico e museu de arte dedicado à vida e à obra da artista mexicana Frida Kahlo. Está localizado no bairro Colonia del Carmen de Coyoacán, na Cidade do México.

Link de acesso: aqui.



Museus do Vaticano
Constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também subseções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.

Link de acesso: aqui.



Museu D’Orsay (França)
O Museu de Orsay é um museu na cidade de Paris, na França. Situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement. As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914.

Link de acesso: aqui.



Museu do Louvre (França)
Louvre ou Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Um marco central da cidade, está localizado na margem direita do rio Sena, no 1º arrondissement da cidade.

Link de acesso: aqui.



Metropolitan Museum of Art (EUA)
Fundado em 13 de abril de 1870, foi aberto ao público em 20 de fevereiro de 1872. É um dos maiores e mais importantes museus do mundo e abriga uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. São muito importantes as secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.

Link de acesso: aqui.



Art Institute of Chicago (EUA)
O Art Institute of Chicago é um museu estadunidense de belas artes localizado em Chicago, Illinois, no Grant Park. O AIC possui uma das mais notáveis coleções mundiais do Impressionismo.

Link de acesso: aqui.



Museu Nacional de Antropologia (México)
Situado na zona entre Paseo de la Reforma e a rua Mahatma Gandhi dentro do Parque de Chapultepec na Cidade do México, o museu contém importantes artefatos arqueológicos e antropológicos das culturas pré-colombianas do México, como a Pedra do Sol e a estátua asteca de Xochipilli do século XVI.

Link de acesso: aqui.



Galeria degli Uffizi (Itália)
A Galleria degli Uffizi é um palácio situado em Florença, na Itália. Ele abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo. Dividido em várias salas dispostas por escolas e estilos em ordem cronológica, o museu exibe obras do século XII ao século XVIII, com a melhor coleção do mundo de obras do Renascimento.

Link de acesso: aqui.



The British Museum (Reino Unido)
O Museu Britânico localiza-se em Londres e foi fundado em 7 de junho de 1753. A sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin, trazidos ao museu por Lord Elgin.

Link de acesso: aqui.



Ohara Museum of Art (Japão)
O Museu de Arte Ohara em Kurashiki foi a primeira coleção de arte ocidental a ser exibida permanentemente no Japão. O museu foi inaugurado em 1930 e originalmente consistia quase inteiramente em pinturas e esculturas francesas dos séculos XIX e XX.

Link de acesso: aqui.