No nosso acervo online constam os trabalhos de conclusão de curso de nossos alunos dos anos de 2008 até 2023. Ao clicar no link de acesso, você será redirecionado até a página do ARGO (biblioteca FURG) e terá acesso ao arquivo digital ao clicar em TEXTO COMPLETO.
Boa consulta!
Monografias da Licenciatura:
Ano | Título | Autor | Link ARGO |
2023 | Colonialismo e colonialidade : em uma perspectiva artística descentralizadora | Alisson Ferreira Justamant | Acesso |
2023 | Alimentação artística : histórias e receitas de família, você tem fome de quê? | Jeferson da Costa Medeiros | Acesso |
2023 | Arteveg : proposições educativas para uma arte de reverência pela vida | Tatiane Carijio Zucchetti | Acesso |
2022 | Remembrar : o despedaço de si como possibilidade de compreender o monstro subjetivo da constituição docente | Ana Luíza Nogueira de Quadros | Acesso |
2022 | Fanzines : uma proposta artística e decolonial para o ensino das artes visuais | Gabriel Mossim Tezotto | Acesso |
2022 | Livro Ondas que te quero (a)mar : uma revisão teórica de uma metodologia fundamentada na arte-educação ambiental | Isis Torales da Silva | Acesso |
2022 | Dos afetos possíveis : por uma Arte/Educação (entre) convites | Mariana da Rocha Silva | Acesso |
2022 | Jogos, histórias em quadrinhos e desenhos animados : a importância e possibilidades dessas mídias na educação | Mirella Peres Santos | Acesso |
2022 | Arte/educação em observação : entre trajetória e trajeto, a prática e a concepção das(os) arte-educadoras(es) em foco | Miriã Diniz da Luz | Acesso |
2022 | Sons do habitar : quando a casa fala | Natasha Helena da Silva Rodrigues | Acesso |
2022 | Cartografia do afeto : o caminhar de uma arte-educadora | Natalia da Silva Reis | Acesso |
2022 | Artes visuais e design gráfico : ferramentas potentes para o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica | Sabrina Souza de Souza | Acesso |
2022 | Ensino de arte nos anos iniciais : reflexões sobre o ensinar e o aprender a partir da vivência escolar e da experiência docente | Rosaura Nunes Ramis da Costa | Acesso |
2022 | Arte-educação: quem somos? : a importância do ato da conversa | Denner Rodrigues Goulart | Acesso |
2022 | Vida-arte-educação : memórias, narrativas e cotidiano como potencializador da docência | Juliana Albuquerque D' Elia Wagner | Acesso |
2022 | Memórias e narrativas na arte-educação e as zonas de contato com a dança contemporânea como possibilidades criativas | Helen Soria | Acesso |
2022 | Vida-arte-educação : memórias, narrativas e cotidiano como potencializador da docência | Simone da Costa Leite | Acesso |
2021 | Processo de criação de um espetáculo teatral em um período pandêmico na perspectiva de um ator e professor de artes visuais | Keven Gomes Barbosa Silva | Acesso |
2021 | Tudo depende do ponto de vista : relatos do desbravamento da memória nipo-brasileira | Heloisa Onoue Sawamura | Acesso |
2021 | O (re)conhecimento de si através do desenho : a busca pelo alívio do sofrimento na arte de correr riscos | Laura Laco Barbosa | Acesso |
2021 | Carne de rã : fotoperformance - direitos reprodutivos e o aborto na estética feminista | Laura Theodosio Fonseca | Acesso |
2021 | Per/formar docente : percorrer, traçar e costurar experiências | Lívia Lempek | Acesso |
2021 | Autonomia nos processos de criação : ensino de um desenho autoral como manancial de potência poética | Luisa Gonçalves Ambrozio Oliveira Carvalho | Acesso |
2021 | O potencial do lixo doméstico para o ensino : uma experiência em Artes Visuais no contexto escolar | Mauricio Holz Lessa | Acesso |
2021 | Trajetórias de uma lama litorânea : peças cerâmicas, arte educação ambiental e ações relacionais | Fábio Mafra de Orleans | Acesso |
2019 | Acreditar é investir: audiovisual como prática pedagógica | Carlos Augusto Avila Leal Neto | Acesso |
2019 | Além das ruas: material educativo sobre intervenção urbana para arte-educadores | Gabriel da Silva Betim | Acesso |
2019 | Arquivo diário: a produção de documentário experimental no ensino médio | Maíra Pimenta Hardt Araujo | Acesso |
2019 | Arte-educação e feminismo nas produções acadêmicas brasileiras: um debate sobre as armadilhas da agenda pós-moderna | Danielle Soares Jesus | Acesso |
2019 | Contribuição da disciplina de Arte no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais | Pedro Nelson Sastre Pail | Acesso |
2019 | Educação em quadros: uma analogia sobre preconceito e inclusão entre o Instituto Xavier da obra dos X-Men e o prédio das Artes Visuais-FURG | Jonathan Resende Soares | Acesso |
2019 | Histórias de vida escolar que contornam o cordão litorâneo: construindo pontes | Heloisa Moraes da Silveira | Acesso |
2019 | Movendo imagens pelos ouvidos: um estudo das relações entre Artes Visuais e música em contextos criativos e pedagógicos | Bernardo Grohs | Acesso |
2019 | O desenho como objeto transicional | Ursula Silva Souza Gomes | Acesso |
2019 | Os bestiários e os seres imaginários como prática poética e docente | Mariana Coelho Penha Corrêa | Acesso |
2019 | Os espaços da melancolia: mal-estar nas artes visuais | Fernanda Ramos Gonçalves | Acesso |
2019 | Problematizando gêneros e sexualidades: a formação de um corpo/identidade na escola | Luan Denisson Pereira da Silva | Acesso |
2019 | Vozes de si: vivências educativas e poéticas através da dança, do corpo e da poesia | Agda Antunes Balduino | Acesso |
2019 | Zeméco e a mui heróica villa: o patrimônio cultural de São José do Norte representado na poética do artista | Julia Roig Scott Hood da Silva | Acesso |
2018 | Centros comunitários de cultura e políticas públicas de descentralização | Celso Fernando Sefrin Batista dos Santos | Acesso |
2018 | Uma aldeia de pensamentos: reflexões sobre a pedagogia intercultural e a formação de professores e professoras de artes | Juliana Barros de Oliveira | Acesso |
2018 | Acontecimentos: oficinas de arteterapia transpessoal | Elisângela Rodrigues Costa | Acesso |
2018 | O vermelho e a representação de si por meio de memórias: construindo subjetividades | Ayana Celina Gonzatti | Acesso |
2018 | A representação da nudez e do corpo feminino | Cátia Maria da Silva Vieira | Acesso |
2018 | Arte-educação ambiental: uma proposta lúdica de ensino-aprendizagem | Laís dos Santos | Acesso |
2018 | Autorretrato: uma análise sobre as selfies contemporâneas no âmbito das redes sociais | Laura Theodosio Fonseca | Acesso |
2018 | Compondo caminhos para a docência: escritas de si no processo formativo de professores/as e alunos/as | Gabriela Duarte Fraga | Acesso |
2018 | Sob o manto da diversidade: corpos, gêneros e sexualidades nos livros didáticos de arte do PNLD 2017 | Robson Borges Gonçalves | Acesso |
2018 | Cidade e memória: reflexões em torno de uma história e uma estética do desaparecimento | Rafael Branco da Silveira | Acesso |
2017 | Mãos anônimas, poesia e saberes cotidianos: a arte popular e o artesanato da cidade do Rio Grande em uma perspectiva sociocultural e educacional | Rosemary Rodrigues da Silva | Acesso |
2017 | O feminino e a educação visual. Por um ideário anti-grotesco a anti-maligno na sala de aula | Tábata Matos dos Santos | Acesso |
2017 | Relatos imaginários: inventando narrativas para mulheres de antigos retratos | Ana Carolina Tavares Sousa | Acesso |
2017 | Ryan, o pequeno príncipe negro e uma história que não é apenas um conto de fadas e super heróis: a realidade e a prática da Lei 11.645 sobre a obrigatoriedade dos conteúdos de história, cultura afro- brasileira e indígena nas escolas de nível fundamental | Ruthiele Ramires Costa | Acesso |
2017 | Suturando punctuns: as representações do luto e da ausência na arte contemporânea | Leticia Sotero de Abreu | Acesso |
2017 | A estética dos subalternos: um olhar para os invisíveis da sociedade contemporânea | Suzane Gonçalves da Rocha | Acesso |
2017 | Cinema na escola: formação continuada e aplicação da Lei N° 13.006/14 no ensino básico do município do Rio Grande | Susana Maria Garcia Aguiar | Acesso |
2017 | Erê-ducando: ensino de artes e noções de identidade na perspectiva de crianças negras | Tiago Henrique Serafim | Acesso |
2017 | Estratégias de ensino e aprendizagem: experiências com uma graduanda em Artes Visuais com Síndrome de Down, reflexos em oficinas de pintura na Escola Viva em Rio Grande | Larissa Silveira Kras | Acesso |
2017 | Fotografia: reflexões, desafios e possibilidades no processo pedagógico | Neuvair Guerra Chimieski | Acesso |
2017 | O autorretrato e os selfies como possibilidade ao desenvolvimento de aulas criativas no ensino de artes visuais | Tania Rogeria Peres Leal | Acesso |
2017 | Olhando ao redor: o ensino de Arte nas escolas adjacentes à Universidade Federal do Rio Grande em diálogo com preceitos da educação popular | Erick Henrique Santos Souza | Acesso |
2017 | Reflexões sobre as identidades dos estudantes de arte do ensino fundamental e médio a partir dos conceitos de hipermodernidade e simulacro de Gilles Lipovetsky e Jean Baudrillard | Vanezza Pontes da Silva Papaleo | Acesso |
2016 | Arte, lixo e fotografia : uma reflexão social e pedagógica no âmbito da arte | Vera Maria Arrieche Oliveira | Acesso |
2015 | "Aquilo que fere": o feminino e o ensino de arte a partir de artistas contemporâneas | Elizabeth da Conceição Oliveira | Acesso |
2015 | Cenários sempiternos: movimentos da produção audiovisual no ensino de arte | Jéssica Thaís Demarchi | Acesso |
2015 | As dicotomias na religiosidade e o ensino da história da arte, no contexto do ensino fundamental | Tainan Silva do Amaral | Acesso |
2015 | Mundo invisível: o desenho como desenvolvimento da expressão pessoal no ensino de arte | Isadora Cristina Bortolossi Rodrigues | Acesso |
2015 | O desenho de humor no ensino de artes visuais | Max Eduardo Portella Ziemer | Acesso |
2014 | Estudos de gênero, corpo e sexualidade através da arte na educação de jovens e adultos | Gegliane Capa Verde Corrêa | Acesso |
2014 | A importância da abordagem interdisciplinar na formação do arte educador: um estudo de caso do programa arte e matemática | José Alexandre Ferreira da Costa | Acesso |
2014 | O ensino de artes visuais e a fotografia: lembranças, olhares e experiências | Jéssica Oliveira Dias | Acesso |
2014 | A relevância da arte abstrata no ensino de artes | Adilson José Hernandes Soares | Acesso |
2014 | Da experiência à análise: a arte como educação | Evandro José dos Santos | Acesso |
2014 | Os métodos iconográfico e iconológico no ensino de artes: valores e desafios agregados a uma proposta pedagógica vocacionada à leitura de imagens | Pablo José Mateus do Pinho | Acesso |
2014 | Patrimônio imaterial: um novo olhar para a vida através de histórias vividas | Carolina da Silva Rosa | Acesso |
2014 | Flores negras: sobre a invisibilidade do negro/afro na previsão e aplicação da Lei 10639/2003 | Sandra Lee dos Santos Ribeiro | Acesso |
2014 | A aglutinação da EJA (educação de jovens e adultos) no espaço físico escolar através das artes visuais | Jacqueline Pereira de Avila | Acesso |
2014 | A arte sequencial como recurso didático-pedagógico na fase do pensamento simbólico do desenvolvimento gráfico infantil | Luciano Soares Lima | Acesso |
2014 | O ensino de arte em interlocução com as mídias digitais: algumas reflexões à luz da modernidade líquida | Ana Carolina Sampaio Zdradek | Acesso |
2014 | Arte contemporânea para cegos: o ensino de artes por meio do sistema háptico e da áudio-descrição | Márcia de Borba Guimarães | Acesso |
2014 | O lúdico no ambiente escolar: o jogo como elemento facilitador no ensino das artes visuais | Renata Lopes Sopeña | Acesso |
2014 | O naufrágio do rio Apa: uma história a contar na experiência docente | Patricia das Neves Pinto | Acesso |
2013 | Arquitetura e patrimônio no ensino de arte: cidade, um livro aberto | Samantha Ávila Pinto | Acesso |
2013 | "A cidade dos mortos e a cidade dos vivos": diálogos possíveis entre a escultura funerária e o cotidiano escolar | Maria Cristina Pastore | Acesso |
2013 | Oficinas de arte urbana nas séries iniciais: uma experiência transformadora | Joezele da Rosa Pereira | Acesso |
2013 | O ensino de artes e as necessidades específicas: fragmentos de uma experiência pedagógica na apae e na eja | Stéfani Rafaela Pintos da Rocha | Acesso |
2013 | O reconhecimento do valor da arte na construção do conhecimento da criança em idade escolar | Janaína Porciuncula Faria | Acesso |
2013 | Tarsila do Amaral: investigando a arte crítica na Era Vargas a partir da percepção artística discente | Jenifer Marques Cunha | Acesso |
2013 | Diálogos entre arte-educação e educação ambiental: uma proposta de ação na busca de um outro olhar para o Arroio Vieira | Thays Lemos de Oliveira | Acesso |
2013 | Memórias de um passado presente: o ensino da arte através do patrimônio cultural | Vanessa Rodrigues Medeiros | Acesso |
2013 | O Brasil que somos: a cultura negra no ensino de arte | Carina Marques Cunha | Acesso |
2013 | Prática da tridimensionalidade no ensino básico | Rosete Porto Oliveira | Acesso |
2013 | Arte, educação e os materiais reaproveitáveis: uma experiência pedagógica em uma turma de EJA | Rosane Soria da Silva | Acesso |
2008 | Do anonimato para o útero da história da arte: as artistas ocidentais da idade média, renascimento e barroco | Ramile da Silva Leandro | Acesso |
2008 | A gravura como expressão artística na cidade do Rio Grande | Rosana de Almeida Lamas | Acesso |
2008 | A percepção das imagens com vícios de refração: reflexões e processo criativo | Maria Derci Batista Rodrigues | Acesso |