Neste segmento apresentamos uma breve amostragem das principais galerias de arte ligadas sobretudo ao mercado primário e atuantes a partir do território nacional e além dele. Trata-se de uma amostragem e não contempla a totalidade das galerias de arte do país.
ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea
Entidade sem fins lucrativos criada em 2007, a ABACT reúne atualmente 43 galerias de arte do mercado primário, localizadas em 7 estados brasileiros, representando mais de 1.000 artistas contemporâneos. As galerias do mercado primário desempenham uma dupla função: econômica e cultural. Elas não só comercializam as obras, mas também documentam, promovem, mostram, circulam, preservam e fomentam a produção contemporânea e a carreira dos artistas.
Link de acesso: aqui.
A Gentil Carioca
A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 6 de setembro de 2003 por 3 artistas – Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima – iniciativa que a torna única no Brasil. Tem como maior objetivo fazer desta galeria um lugar para se pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar a arte.
Link de acesso: aqui.
Galeria Vermelho
Após dezoito anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos. Projeto concebido por Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, a galeria foi inaugurada em 2002, após um intenso processo de reconfiguração e restauro de três pequenas casas localizadas na vila de número 350, da Rua Minas Gerais, em Higienópolis (SP).
Link de acesso: aqui.
Bolsa de Arte
A Galeria Bolsa de Arte iniciou suas atividades no ano de 1980, na cidade de Porto Alegre. Trabalhando com arte contemporânea desde então, a galeria representa alguns dos nomes mais significativos no mercado nacional, mas sempre com a preocupação de lançar novos talentos. Nestes quase 40 anos de atividade, a galeria já realizou mais de 250 exposições, além de participar ativamente de feiras, tanto no Brasil quanto no exterior.
Link de acesso: aqui.
Galeria Mamute
A Galeria de Arte Mamute foi criada em 2012 com o objetivo de destacar a pesquisa poética em arte contemporânea e lançar jovens artistas em formação de carreira. Priorizando representar artistas gaúchos emergentes, a Mamute configura-se como uma plataforma de visibilidade para seus representados, auxiliando na circulação de suas produções, bem como na projeção de suas carreiras em âmbito nacional e internacional.
Link de acesso: aqui.
A Mendes Wood DM foi fundada em 2010 pelos sócios Felipe Dmab, Matthew Wood e Pedro Mendes com o intuito de exibir artistas brasileiros e internacionais em um contexto favorável ao diálogo crítico e à polinização cruzada. O eixo central da programação da galeria é uma preocupação com diferenças regionais e individuais, ao mesmo tempo que promove o cosmopolitismo e a colaboração. Inspirada pela crença de que a prática artística é capaz de ampliar o escopo da atuação humana e tem o poder de tocar e transformar o mundo, a Mendes Wood DM cultiva um programa cujas premissas são o conceitualismo, a resistência política e o rigor intelectual.
Link de acesso: aqui.
Galeria Luisa Strina
Em 2019 a Galeria Luisa Strina completou 45 anos de atividade – Luisa abriu sua galeria em 1974. Durante os anos 1970, Strina introduziu no mercado diversos expoentes do que mais tarde seria chamado Geração 70, como Cildo Meireles, Tunga , Waltercio Caldas e Antonio Dias. Sua galeria foi a primeira latino-americana convidada a participar na feira Art Basel, em 1992.
Link de acesso: aqui.
Galeria Marilia Razuk
A Galeria Marília Razuk foi inaugurada em 1992, com o objetivo de divulgar, promover e difundir a produção contemporânea, através da represen- tação de artistas nacionais e internacionais de distintas gerações, da participação em feiras internacionais, e de exposições organizadas por curadores convidados.
Link de acesso: aqui.
Fortes D'Aloia & Gabriel
A Fortes D’Aloia & Gabriel é referência no circuito mundial do vigor e da qualidade da arte contemporânea no Brasil. Representa 40 artistas – entre brasileiros e estrangeiros, jovens e consagrados – através de um programa dinâmico e plural. Promove 15 exposições por ano, em média, além de lançamentos de livros, oficinas para crianças, exibição de filmes e conversas com profissionais da área.
Link de acesso: aqui.
GIM Digital
O Projeto GIM Digital surge da necessidade de registrar e de compartilhar as ações realizadas na Galeria Intercultural Magliani (GIM) em seus três anos de existência e resistência.
Link de acesso: aqui.
Escritório de Arte
O Escritório de Arte esta localizado nos Jardins em São Paulo, bairro nevrálgico das artes e cultura, onde se localizam os principais museus, galerias e teatros na cidade. Aberto no ano 2000, apenas como escritório virtual, migrou para mundo físico em 2004, inaugurando esse caminho com uma individual de Roberto Burle Marx.
Link de acesso: aqui.