No nosso acervo online constam os trabalhos de conclusão de curso de nossos alunos dos anos de 2008 até 2019. Ao clicar no link de acesso, você será redirecionado até a página do ARGO (biblioteca FURG) e terá acesso ao arquivo digital ao clicar em TEXTO COMPLETO.
Boa consulta!
Ano | Título | Autor | Link ARGO |
2008 |
Do anonimato para o útero da história da arte: as artistas ocidentais da idade média, renascimento e barroco |
Ramile da Silva Leandro | |
2008 |
A gravura como expressão artística na cidade do Rio Grande |
Rosana de Almeida Lamas |
Acesso |
2008 |
A percepção das imagens com vícios de refração: reflexões e processo criativo |
Maria Derci Batista Rodrigues |
Acesso |
2013 |
Reflexões teóricas e práticas sobre o lugar e a importância da fotografia nas práticas artísticas dos acontecimentos fugazes |
Sandra Akemi Sato |
Acesso |
2013 |
Arquitetura e patrimônio no ensino de arte: cidade, um livro aberto |
Samantha Ávila Pinto |
Acesso |
2013 |
"A cidade dos mortos e a cidade dos vivos": diálogos possíveis entre a escultura funerária e o cotidiano escolar |
Maria Cristina Pastore |
Acesso |
2013 |
AIDS e arte contemporânea em Keith Haring, Pepe Espaliú e Leonilson: miasmas e metáforas |
Ricardo Henrique Ayres Alves |
Acesso |
2013 |
Animação japonesa: diferenças e semelhanças em comparação com os estúdios Disney |
Diogo Soares Dornelles |
Acesso |
2013 |
Oficinas de arte urbana nas séries iniciais: uma experiência transformadora |
Joezele da Rosa Pereira |
Acesso |
2013 |
Esquecidos sociais: desenhos de moradores de rua |
Riccelle de Oliveira Gomes |
Acesso |
2013 |
O ensino de artes e as necessidades específicas: fragmentos de uma experiência pedagógica na APAE e na EJA |
Stéfani Rafaela Pintos da Rocha | Acesso |
2013 |
O reconhecimento do valor da arte na construção do conhecimento da criança em idade escolar |
Janaína Porciuncula Faria |
Acesso |
2013 |
Tarsila do Amaral: investigando a arte crítica na Era Vargas a partir da percepção artística discente |
Jenifer Marques Cunha |
Acesso |
2013 |
Arte, educação e os materiais reaproveitáveis: uma experiência pedagógica em uma turma de EJA |
Rosane da Silva Sória | Acesso |
2013 |
Diálogos entre arte-educação e educação ambiental: uma proposta de ação na busca de um outro olhar para o Arroio Vieira |
Thays Lemos de Oliveira |
Acesso |
2013 |
Memórias de um passado presente: o ensino da arte através do patrimônio cultural |
Vanessa Rodrigues Medeiros |
Acesso |
2013 |
O Brasil que somos: a cultura negra no ensino de arte |
Carina Marques Cunha |
Acesso |
2013 |
Prática da tridimensionalidade no ensino básico |
Rosete Porto Oliveira |
Acesso |
2014 |
Imagens do luto na arte contemporânea |
Paola Dias Kirst |
Acesso |
2014 |
O corpo na arte pela visão de um míope |
Danilo Moreira Xavier |
Acesso |
2014 |
Máscaras que podem desmascarar: fazendo e pensando o feminino com autorretratos gráficos e fotográficos |
Marcely Reis |
Acesso |
2014 |
Estudos de gênero, corpo e sexualidade através da arte na educação de jovens e adultos |
Gegliane Capa Verde Corrêa |
Acesso |
2014 |
"Aquilo que fere": o feminino e o ensino de arte a partir de artistas contemporâneas |
Elizabeth da Conceição Oliveira |
Acesso |
2014 |
Flores negras: sobre a invisibilidade do negro/afro na previsão e aplicação da Lei 10639/2003 |
Sandra Lee dos Santos Ribeiro |
Acesso |
2014 |
Obscenidade e erotismo no ser mulher |
Branca Vargas Lamas |
Acesso |
2014 |
A aglutinação da EJA (educação de jovens e adultos) no espaço físico escolar através das artes visuais |
Jacqueline Pereira de Avila |
Acesso |
2014 |
A arte sequencial como recurso didático-pedagógico na fase do pensamento simbólico do desenvolvimento gráfico infantil |
Luciano Soares Lima |
Acesso |
2014 |
A entronização de Billy como modelo áurico a partir de referências pop |
Raquel Ladeira Pereira |
Acesso |
2014 |
A importância da abordagem interdisciplinar na formação do arte educador: um estudo de caso do programa arte e matemática |
José Alexandre Ferreira da Costa |
Acesso |
2014 |
Encontro com as minhas origens desconhecidas: processos retroalimentares na fotografia contemporânea artística e de moda: um estudo dialógico a partir da poética pessoal |
Carlos Mossmann |
Acesso |
2014 |
Hibridismo: uma perspectiva contemporânea |
Larissa Silveira Kras |
Acesso |
2014 |
O ensino de arte em interlocução com as mídias digitais: algumas reflexões à luz da modernidade líquida |
Ana Carolina Sampaio Zdradek |
Acesso |
2014 |
O ensino de artes visuais e a fotografia: lembranças, olhares e experiências |
Jéssica Oliveira Dias |
Acesso |
2014 |
A relevância da arte abstrata no ensino de artes |
Adilson José Hernandes Soares |
Acesso |
2014 |
Arte contemporânea para cegos: o ensino de artes por meio do sistema háptico e da áudio-descrição |
Márcia de Borba Guimarães | Acesso |
2014 |
Construção/desconstrução: um processo criativo de pensar (fazer) um retrato |
Letícia Rusch Eslabão |
Acesso |
2014 |
Da experiência à análise: a arte como educação |
Evandro José dos Santos |
Acesso |
2014 |
Entre sons, imagens e movimentos: a estética do tropicalismo a partir do contexto sociocultural e da capa do disco Tropicália |
Richard Felix Carvalho Lackman |
Acesso |
2014 |
Fragmentos: corpos, vitrines e deslocamentos na cidade |
Daiane Vieira Victória |
Acesso |
2014 |
O lúdico no ambiente escolar: o jogo como elemento facilitador no ensino das artes visuais |
Renata Lopes Sopeña | Acesso |
2014 |
O naufrágio do rio Apa: uma história a contar na experiência docente |
Patricia das Neves Pinto |
Acesso |
2014 |
O rap na contemporaneidade: a ressignificação imagética através de uma produção audiovisual |
André Luiz Marques Gomes |
Acesso |
2014 |
Os métodos iconográfico e iconológico no ensino de artes: valores e desafios agregados a uma proposta pedagógica vocacionada à leitura de imagens |
Pablo José Mateus do Pinho | Acesso |
2014 |
Patrimônio imaterial: um novo olhar para a vida através de histórias vividas |
Carolina da Silva Rosa |
Acesso |
2014 |
Percursos poéticos: relações entre produções artísticas contemporâneas e o Rio Grande do Sul |
Flávia Leite Azambuja | Acesso |
2014 |
Ser-no-mundo: obra de arte do século XIX e percursos sensíveis pelo Rio Grande |
Jusseli Maria de Barros Rocha |
Acesso |
2015 |
Troco pequenas mortes: a escuta como poética com o outro |
Gabriela Cometi Duarte |
Acesso |
2015 |
Cenários sempiternos: movimentos da produção audiovisual no ensino de arte |
Jéssica Thaís Demarchi |
Acesso |
2015 |
Memórias afetivas sobre a casa |
Camila Bezerra de Sousa | Acesso |
2015 |
Memória traumática: os vestígios ocultos no objeto comum |
Emanuelle Figueiredo da Silva Matias |
Acesso |
2015 |
A vida dos outros em autoficções |
Diogo dos Santos Gonçalves |
Acesso |
2015 |
Apropriação: ressignificação de objetos |
Adelina Elsenbach | Acesso |
2015 |
As dicotomias na religiosidade e o ensino da história da arte, no contexto do ensino fundamental |
Tainan Silva do Amaral |
Acesso |
2015 |
Cartografias memoriais fotográficas sensíveis e afetivas |
Andressa Silveira da Silva |
Acesso |
2015 |
Desenho digital: um elo entre técnicas |
Elton Jardim do Amaral |
Acesso |
2015 |
Eu, boneca: sobre o processo de personificação e autorretrato na customização de bonecas |
Débora Souza | Acesso |
2015 |
Inquietantes fotografias: diálogos entre conceitos e práticas |
Larissa Borges Ventura |
Acesso |
2015 |
Libert(ação) em Lygia Clark: análise da obra o homem no centro dos acontecimentos |
Elisângela Rodrigues Costa | Acesso |
2015 |
Objeto[ação] dado |
Vinícius Cardoso Rodrigues |
Acesso |
2015 |
Rodando artes: reciclando ideias |
Luiz Roberto Rodrigues Duarte |
Acesso |
2015 |
Mundo invisível: o desenho como desenvolvimento da expressão pessoal no ensino de arte |
Isadora Cristina Bortolossi | Acesso |
2015 |
O desenho de humor no ensino de artes visuais |
Max Eduardo Portella Ziemer |
Acesso |
2015 |
Percursos criativos: um estudo sobre a realização da obra |
Carolyne Farias Azevedo |
Acesso |
2015 |
Sonoridades cromáticas e cromos sonoros: uma investigação poético-conceitual no âmbito da sinestesia |
Kimberly Estima |
Acesso |
2017 |
A dor e o amor na representação da homossexualidade nas histórias em quadrinhos |
Renan Gustavo Dalmoro | Acesso |
2017 |
Cidade e memória: reflexões em torno de uma história e uma estética do desaparecimento |
Rafael Branco da Silveira |
Acesso |
2017 |
Comunicação visual na sociedade de consumo informativo: estratégias poético-críticas de subversão ao capitalismo |
Philipe Cyriaco da Silva |
Acesso |
2017 |
Aquela (in)visível: o corpo como dispositivo de luta feminista e resistência na videodança |
Agda Antunes Balduino | Acesso |
2017 |
Histórias por aqui: a produção através de relatos |
Diogo Quaresma Azevedo |
Acesso |
2017 |
Mãos anônimas, poesia e saberes cotidianos: a arte popular e o artesanato da cidade do Rio Grande em uma perspectiva sociocultural e educacional |
Rosemary Rodrigues da Silva |
Acesso |
2017 |
Narrativas poéticas de dores e traumas do e no cotidiano feminino: palavras, verbos, sentimentos e espaços |
Jaqueline Roberta Léssa Raymundo |
Acesso |
2017 |
O feminino e a educação visual. Por um ideário anti-grotesco a anti-maligno na sala de aula |
Tábata Matos dos Santos |
Acesso |
2017 |
Relatos imaginários: inventando narrativas para mulheres de antigos retratos |
Ana Carolina Tavares Sousa |
Acesso |
2017 |
Ryan, o pequeno príncipe negro e uma história que não é apenas um conto de fadas e super heróis: a realidade e a prática da Lei 11.645 sobre a obrigatoriedade dos conteúdos de história, cultura afro- brasileira e indígena nas escolas de nível fundamental |
Ruthiele Ramires Costa |
Acesso |
2017 |
Suturando punctuns: as representações do luto e da ausência na arte contemporânea |
Leticia Sotero de Abreu |
Acesso |
2017 |
A estética das subalternos: um olhar para os invisíveis da sociedade contemporânea |
Suzane Gonçalves da Rocha |
Acesso |
2017 |
Centros comunitários de cultura e políticas públicas de descentralização |
Celso Fernando Sefrin Batista dos Santos |
Acesso |
2017 |
Cinema na escola: formação continuada e aplicação da Lei N° 13.006/14 no ensino básico do município do Rio Grande |
Susana Maria Garcia Aguiar |
Acesso |
2017 |
Corpografia: análise da produção poética das artistas Letícia Parente, Regina José Galindo e Andressa Cantergiani acerca dos conflitos de gênero |
Louize Bueno de Moura |
Acesso |
2017 |
Erê-ducando: ensino de artes e noções de identidade na perspectiva de crianças negras |
Tiago Henrique Serafim |
Acesso |
2017 |
Estratégias de ensino e aprendizagem: experiências com uma graduanda em Artes Visuais com Síndrome de Down, reflexos em oficinas de pintura na Escola Viva em Rio Grande |
Larissa Silveira Kras |
Acesso |
2017 |
Experimento/documento: entre corpos, entre memórias |
Gabriela da Silva Saad |
Acesso |
2017 |
Fotografia: reflexões, desafios e possibilidades no processo pedagógico |
Neuvair Guerra Chimieski |
Acesso |
2017 |
Fotografia arquitetônica em Light painting: do movimento da luz à reconstrução formal, memorial, histórica e simbólica |
Fabiane Ferreira Soares |
Acesso |
2017 |
O autorretrato e os selfies como possibilidade ao desenvolvimento de aulas criativas no ensino de artes visuais |
Tania Rogeria Peres Leal |
Acesso |
2017 |
O certo é "Guifi": um ensaio sobre cores, linhas e muitos frames |
Brendon Valentim Nunes |
Acesso |
2017 |
O senhor das almas: processos de criação de um personagem toy |
Eduardo Kemmerich |
Acesso |
2017 |
Olhando ao redor: o ensino de Arte nas escolas adjacentes à Universidade Federal do Rio Grande em diálogo com preceitos da educação popular |
Erick Henrique Santos Souza |
Acesso |
2017 |
Os arquétipos femininos propagados no filme "As Virgens Suicidas" de Sofia Coppola e sua relação com a condição contemporânea feminina |
Gizela Rediss Delfino |
Acesso |
2017 |
Para/por todas: criações híbridas no ciberespaço a partir de situações do cotidiano feminino |
Kajila Rafaela Almeida Viana |
Acesso |
2017 |
Recriando a cidade: contos fotoimagéticos híbridos em um universo paralelo |
Renata Torma Faria |
Acesso |
2017 |
Reflexões sobre as identidades dos estudantes de arte do ensino fundamental e médio a partir dos conceitos de hipermodernidade e simulacro de Gilles Lipovetsky e Jean Baudrillard |
Vanezza Pontes da Silva Papaleo |
Acesso |
2017 |
Representações socioculturais, formação do sujeito e relações interpessoais no século XXI: uma investigação poético-conceitual no âmbito da arte contemporânea |
Maryan Alessandra da Silva |
Acesso |
2018 |
Uma aldeia de pensamentos: reflexões sobre a pedagogia intercultural e a formação de professores e professoras de artes |
Juliana Barros de Oliveira |
Acesso |
2018 |
A linguagem das histórias em quadrinhos e a produção de subjetividade |
Felipe Santos dos Santos |
Acesso |
2018 |
Acontecimentos: oficinas de arteterapia transpessoal |
Elisângela Rodrigues Costa |
Acesso |
2018 |
Entrever, entre olhares e alteridades: poéticas pensantes com e sobre o outro |
Yuri dos Santos Lucas |
Acesso |
2018 |
O vermelho e a representação de si por meio de memórias: construindo subjetividades |
Ayana Celina Gonzatti |
Acesso |
2018 |
Vila da Quinta, histórias de vidas e memórias de um povo: reflexões conceituais e poéticas sobre a morada e a identidade coletiva |
Natasha Helena da Silva Rodrigues |
Acesso |
2018 |
A exploração mineira no Brasil, México e Colômbia: uma reflexão-ação poéticocrítica a partir da desconstrução e (re)construção das bandeiras nacionais |
Julian Figueiredo Brum Debacco |
Acesso |
2018 |
A representação da nudez e do corpo feminino |
Cátia Maria da Silva Vieira |
Acesso |
2018 |
Arte doce, adorável e controversa: cultura/estética pop japonesa kawaii como tendência mundial |
Lucas Silva Queiroz |
Acesso |
2018 |
Arte-educação ambiental: uma proposta lúdica de ensino-aprendizagem |
Laís dos Santos |
Acesso |
2018 |
Autorretrato: uma análise sobre as selfies contemporâneas no âmbito das redes sociais |
Laura Theodosio Fonseca |
Acesso |
2018 |
Compondo caminhos para a docência: escritas de si no processo formativo de professores/as e alunos/as |
Gabriela Duarte Fraga |
Acesso |
2018 |
Mensurando o tempo: uma abordagem poética do tempo construído e suas pausas |
Felipe Dias Diaz Carvalho |
Acesso |
2018 |
O medo no imaginário telemático |
Mariah da Fonseca |
Acesso |
2018 |
Sob o manto da diversidade: corpos, gêneros e sexualidades nos livros didáticos de arte do PNLD 2017 |
Robson Borges Gonçalves |
Acesso |
2018 |
Traçando presenças: o desenho de retrato como forma de vestígio |
Rodrigo Dias Romeu |
Acesso |
2018 |
Encontros e desencontros poéticos-conceituais: o objeto botão na criação artística |
Rosaura Nunes Ramis da Costa |
Acesso |
2018 |
Iconografia da liberdade: representações da Lei Áurea em Rio Grande/RS |
Letícia Conceição de Souza |
Acesso |
2019 |
Acreditar é investir: audiovisual como prática pedagógica |
Carlos Augusto Avila Leal Neto |
Acesso |
2019 |
Afetos e saudades bordadas, as tramas de uma relação com o mar |
Kátia Fuscaldo Cardoso |
Acesso |
2019 |
Além das ruas: material educativo sobre intervenção urbana para arteeducadores |
Gabriel da Silva Betim |
Acesso |
2019 |
Aprisionamento(s) e seus reflexos: a arte embaralhando a vida |
Bruna Menezes Devilla |
Acesso |
2019 |
Arquivo diário: a produção de documentário experimental no ensino médio |
Maíra Pimenta Hardt Araujo |
Acesso |
2019 |
Arquivos judiciais, documento e memória: o acervo documental do inventário do Comendador Domingos Faustino Correa como objeto de pesquisa em Artes Visuais |
Virgilina Edi Gularte dos Santos Fidelis de Palma |
Acesso |
2019 |
Arte-educação e feminismo nas produções acadêmicas brasileiras: um debate sobre as armadilhas da agenda pós-moderna |
Danielle Soares Jesus |
Acesso |
2019 |
As interferências digitais do vídeo nas representações do corpo feminino |
Giulia Neves Castellani |
Acesso |
2019 |
Colhendo colheres: o resgate das relações interpessoais através da comida na arte relacional |
Giulia Uebe Gonçalves |
Acesso |
2019 |
Contribuição da disciplina de Arte no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais |
Pedro Nelson Sastre Pail | Acesso |
2019 |
Cosmaker: uma experiência de apropriação em Artes Visuais |
Natanael Corvo Retzlaf | Acesso |
2019 |
Diálogo imagético-conceitual das fotografias post-mortem da Era Vitoriana |
Mithielle Porto Moreira | Acesso |
2019 |
Educação em quadros: uma analogia sobre preconceito e inclusão entre o Instituto Xavier da obra dos X-Men e o prédio das Artes Visuais-FURG |
Jonathan Resende Soares | Acesso |
2019 |
Experiência poético-sonora: entre o barulho e a música em estruturas construídas |
Thales Atkinson | Acesso |
2019 |
Fio condutor: aspectos e afetos da criação de personagens autorais |
Ingridy Vianna Alves | Acesso |
2019 |
Histórias de vida escolar que contornam o cordão litorâneo: construindo pontes |
Heloisa Moraes da Silveira | Acesso |
2019 |
Modos de viver: diários de atravessamentos cotidianos |
Helder Thiago Lacerda Kawabata | Acesso |
2019 |
Movendo imagens pelos ouvidos: um estudo das relações entre Artes Visuais e música em contextos criativos e pedagógicos |
Bernardo Grohs | Acesso |
2019 |
O desenho como objeto transicional |
Ursula Silva Souza Gomes Vaz | Acesso |
2019 |
O reflexo do meu ser: o livro de espelhos como ferramenta de compreensão de si |
Esther Martins Alves Prado | Acesso |
2019 |
Os bestiários e os seres imaginários como prática poética e docente |
Mariana Coelho Penha Corrêa | Acesso |
2019 |
Os espaços da melancolia: mal-estar nas artes visuais |
Fernanda Ramos Gonçalves | Acesso |
2019 |
Problematizando gêneros e sexualidades: a formação de um corpo/identidade na escola |
Luan Denisson Pereira da Silva | Acesso |
2019 |
Relato de experiência: o desenho da figura humana como percurso à inclusão social de jovens sobre medidas socioeducativas e vivência para o desenhista-educador |
Alexssander de Oliveira Pereira | Acesso |
2019 |
Visões de guerra: arte e testemunho a partir das memórias da guerra |
Iasmin Batista dos Santos | Acesso |
2019 |
Vozes de si: vivências educativas e poéticas através da dança, do corpo e da poesia |
Agda Antunes Balduino | Acesso |
2019 |
Zeméco e a mui heróica villa: o patrimônio cultural de São José do Norte representado na poética do artista |
Julia Roig Scott Hood da Silva | Acesso |